Por Junior Almeida
Na noite do primeiro dia do ano, no Centro de Eventos de Caetés, o novo prefeito do município, Nivaldo Tirrí, seu vice Carlos Siqueira e os todos vereadores eleitos em 15 de novembro passado tomaram posse. O grupo governista, liderado por Armando Duarte, ficou com oito das onze cadeiras da Casa Antônio Azevedo de Moraes, com Lena, única mulher eleita, Gauso, Bolbi, escolhido como líder do governo, Tonho de Nina, Gilvan de Jota, Ratinho, Moreira e Galeguinho do Quati. Da oposição se elegeram e foram empossados, na sexta-feira, Guilherme Fernando, Van de Doda e Jocelino Miranda, esse um veterano daquela Casa Legislativa.
Além dos presentes em número limitados, em sua maioria familiares dos empossados, devidamente equipados de máscaras e mantendo o distanciamento recomendado, prestigiaram a cerimônia, Armando Duarte, que se despedia dos seus dois mandatos, e mais dois ex-prefeitos: Aécio Noronha e Lindolfo Almeida, esse último, secretário de agricultura do governo que findou, mas que continua ocupando a pasta no novo governo.
A vereadora Lena, que por ter sido a mais votada na última eleição, com 849 votos, presidiu a sessão solene de posse. A parlamentar foi eleita por unanimidade para presidir Câmara no biênio 2021/22. O curioso é que mesmo encabeçando uma única chapa para a Mesa Diretora, a vereadora se disse surpresa em ser eleita presidente da Câmara.
PRIMEIRO ESCALÃO
Ao microfone, o prefeito Tirrí anunciou o primeiro escalão de sua equipe. Secretário de Administração, Ronaldo Melo; Assistência Social, seu irmão Neguinho; Agricultura, Lindolfo Almeida; Controle Interno, Ubiratan Bezerra; Cultura, Wando Pontes; Desenvolvimento Econômico e Recursos Hídricos, Aurino Duarte; Educação, primeira dama Giselda Correia; Finanças, Klédson Antônio, o Queca; Saúde, Marco Calado Filho; Obras, Ednaldo Matheus; Governo, Armando Duarte, e mais o Tesoureiro Gustavo Pessoa e o Procurador Geral Sebastião Branco. O novo gestor anunciou também que “em breve criará mais duas secretarias”.
DISCURSOS
Das várias falas da noite, destacamos partes do discurso do prefeito Tirrí, nos trechos em que disse que:
Nunca tinha pensado em ser político, que pretendia trabalhar normalmente, fazer um bom trabalho, sem pensar em algo maior e, que o seu nome para substituir Armando Duarte, surgiu naturalmente, no boca a boca das pessoas.
Nivaldo Tirrí disse ainda que “exigirá dos seus subordinados que tenham como uma das metas em seus trabalhos tratar bem à população”.
Armando ao falar fez uma rápida prestação contas dos seus dois mandatos, destacando as principais obras e ações de sua gestão, dizendo que deixou para a nova administração a quantia de aproximadamente R$ 2,1 milhões em caixa, mais emendas já aprovadas para asfalto, no valor de 1,8 milhões, de um pátio de eventos de 542 mil reais, 462 mil reais para os portais de entrada da cidade, para serviço de assistência social no valor de 200 mil, de uma escola com 12 salas de aula no valor de R$ 4,3 milhões, mais outra no Sítio Barriguda com seis salas de aula e quadra poliesportiva de quase 2 milhões de reais e mais o dinheiro para a pavimentação de mais 16 ruas da cidade, casa lar de 278 mil.
ROUBANDO A CENA
Logicamente que o atual gestor e o ex-prefeito foram muito aplaudidos em suas falas, sendo que Armando deixou claro de como pegou a Prefeitura e de como está entregando, mas quem roubou a cena da noite, foi o vereador Ratinho, ao fazer uma declaração de amor pública à sua esposa, a quem ele chamou de “gata”, sendo muito aplaudido por isso. O parlamentar disse que:
O povo pergunta se ao elegerem um “rato” para a Câmara, se esse não ia roubar e, ele disse que não, que já tinha passado fome em São Paulo e mesmo assim nunca pegou no alheio, que a única coisa que roubou até hoje, foi o coração de sua gata.
Ratinho, que é mecânico e homem ligado às pastorais da Igreja Católica, é muito popular em Caetés e recentemente passou por uma tragédia familiar, quando um neto de apenas três anos morreu afogado em uma máquina de lavar roupas, num triste acidente doméstico.
TRABALHO
Ontem (4), Tirrí e a nova equipe receberam com um lauto café da manhã funcionários e o Padre Marcelo Protásio. O sacerdote deu uma bênção especial à Prefeitura no primeiro dia de trabalho do novo gestor.
Novamente
Tirrí, assim como tinha feito na noite da posse, ao usar da palavra disse que:
Todos os funcionários tinham que atender bem ao povo, com respeito, educação e carinho, pois, foi assim que sempre agiu ao longo da sua vida, principalmente quando estive como secretário de saúde.
*Foto: Prefeito Tirrí e sua equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário