terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

ANIMAL CONHECIDO COMO "FURÃO" OU "DONINHA" É VISTO E FOTOGRAFADO EM CAPOEIRAS

 

Por Junior Almeida

Um animal popularmente conhecido como “doninha” ou “furão” foi visto e fotografado hoje (9) nas proximidades do Colégio Municipal José Soares de Almeida, em Capoeiras.

 

Um jovem de 19 anos, morador da cidade estava trafegando em seu veículo pela rua em frente ao educandário, quando viu aquele animal diferente sair de um buraco de galeria e, imediatamente ele pegou seu celular e fotografou o bicho.

 

Mustela é o gênero de mamíferos da família Mustelidae que inclui os animais popularmente designados por doninhas e furões. As doninhas são predadores de pequeno porte, com 15 a 35 centímetros de comprimento, com corpo fusiforme e delgado, orelhas redondas e focinho curto, bem parecido com o animal flagrado em Capoeiras.

 

Na opinião do jovem universitário que fotografou o animal, pode haver mais de um, e ele até arrisca dizer que eles estão vivendo num terreno por trás da creche, no antigo campo de futebol, Estádio Municipal Carlos Rios.

 

É possível encontrar doninhas em todos os continentes, exceto na Oceania e na Antártica. Existem cerca de dez espécies de doninha. A doninha-anã vive na Europa, na Ásia e na América do Norte. A doninha-de-cauda-longa é comum nas três Américas, mas em nossa região, Agreste Meridional, esse tipo de animal não é comum, portanto, ficam as interrogações: se alguém trouxe para a região como bicho de estimação e esse furão fugiu, ou se o animal migrou de outras regiões?


2 comentários:

  1. Apesar de não ser comum em nossa região, o furão já foi visto por várias vezes em nossa cidade, ele frequenta os esgotos e realmente andam em rebanho.

    ResponderExcluir
  2. Pasarao aqui em saloa no sítio catimbau ontem a tardinha eu vi uns 5

    ResponderExcluir