sexta-feira, 18 de junho de 2021

PROFESSORA CAPOEIRENSE AGUIDA BELO FAZ PROJETO DE RESGATE CULTURAL EM ESCOLA DE CAETÉS

 

A professora capoeirense Aguida Belo, da Escola Ramiro Sátiro, da rede municipal de Caetés, juntamente com a equipe do educandário, desenvolveu um projeto junino denominado CANTOS E ENCANTOS DO NORDESTE BRASILEIRO, onde vêm trabalhando com biografias de artistas locais, com o objetivo de mostrar às crianças os valores da terra, incentivando o  fortalecimento  das raízes culturais existentes em sua comunidade.

 

Inquirida sobre o projeto, a professora Aguida Belo disse que:

Existe uma riqueza grandiosa em arte e cultura no município de Caetés e, é preciso explorar e mostrar aos pequenos estudantes para que valorizem sua própria cultura, seu povo e seu lugar. Trabalhamos com o gênero textual biografia e, atendemos as propostas do Currículo de Pernambuco para a educação.

Cada professor ficou responsável para trabalhar os cantos e encantos do Nordeste a sua maneira, a minha foi essa. Toda a comunidade está gostando muito e os artistas sentem-se valorizados.

As crianças estão aprendendo sobre dança, música, instrumentos musicais, leitura e escrita, gêneros textuais e gêneros musicais.

 

O trabalho em vídeo, uma entrevista com Marujo do Xaxado (foto), que foi postado no Youtube e outras redes sociais, foi realizado com por Zezinho da Sanfona, outro grande artista de Caetés e, pode ser visto clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário