segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

QUATRO ANOS DE MORTE DO MONSENHOR GERALDO


 

Por Junior Almeida

 

A Paróquia de São José, em Capoeiras, que tem à frente Monsenhor José Augusto Pereira e Padre Valdevan Bezerra, celebra amanhã, dia 12 de janeiro, às 19 horas, na Igreja Matriz, Missa pelos quatro anos de falecimento do Monsenhor Geraldo Batista de Lima, primeiro Pároco do município.

 

Geraldo Batista de Lima nasceu em 9 de outubro de 1935 em Brejo da Madre de Deus, Pernambuco. Era um dos onze filhos de José Batista de Lima e Petronila Francisca Batista. Além do casal, a família era constituída por cinco homens, incluindo Geraldo, e mais seis mulheres. Deu seus primeiros passos na vida escolar na Escola Municipal Cordeiro Falcão em sua terra natal. Ingressou no seminário na cidade de Tucano na Bahia e foi ordenado padre em 9 de janeiro de 1972 na Catedral de Santo Antônio em Garanhuns. A celebração de sua primeira missa aconteceu na cidade de Brejo da Madre de Deus.

 

Em 19 de março de 1976 o 8º bispo da Diocese de Garanhuns nomeou Geraldo Batista de Lima como “Vigário Ecônomo” da Paróquia de Capoeiras. Disse o texto da nomeação:

 

Atendendo às qualidades que concorrem na pessoa do Revdmo Sr. Padre Geraldo Batista de Lima, ouvido o Nosso Conselho Presbiteral, havemos por bem nomeá-lo como pela nossa presente provisão o nomeamos Vigário Ecônomo da Paróquia de São José de Capoeiras, com os privilégios, direitos e deveres que lhe são conferidos pelo código do direito canônico, Concilio Plenário Brasileiro e Instituições Diocesanas.

O Revdmo Padre Geraldo Batista de Lima a quem, de coração pleno de alegria pastoral, com zelo e dedicação empenhe-se em conferir a porção do Povo de Deus que, nesta hora lhe confiamos, não só que promova o bem espiritual do povo, mas que, caminhando juntos, sintam os fiéis que o Padre é em seu meio um servo, ao serviço da promoção da promoção humana de seus irmãos, lembrando de que o próprio Nosso Senhor afirmara que viera para servir e não para ser servido.

Com nossa afetuosa benção pastoral imploramos do querido São José, Padroeiro da Diocese e da nova Paróquia suas escolhidas bênçãos e auxílios para o honroso cumprimento da missão que, em nome da Igreja, hoje lhe outorgamos.

Dada e passada em a Nossa Cúria Diocesana, sob sinal e selo de Nossas Armas, aos 19 de março de 1976.

 

Assinaram a nomeação o Vigário Geral e Chanceler da Diocese, Monsenhor Tarcísio Falcão e o Bispo Diocesano Dom Tiago Postma. Ato registrado no livro 1 à folha 96 da Diocese de Garanhuns.

 

Desde que chegou a Capoeiras, no dia 26 de março de 1972, até a data de sua morte em 12 de janeiro de 2017, Monsenhor Geraldo batizou 22.533 meninos e 22.417 meninas, somando um total de 44.950 crianças. Vale ressaltar que sua última criança batizada pelo religioso foi em 18 de dezembro de 2016, vinte e cinco dias antes de sua morte.

 

Em Capoeiras, durante os quase quarenta e cinco anos à frente da Paróquia de São José, 4.492 casais contraíram núpcias tendo monsenhor Geraldo como celebrante e 88.651 pessoas se crismaram pelas mãos do religioso.

 

*Foto: Monsenhor Geraldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário