segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

PADRE JULIO LANCELLOTTI GANHA PRÊMIO DE DIREITOS HUMANOS

 

Do G1 – SP

 

Ele recebeu número recorde de indicações ao Prêmio Dom Paulo Evaristo Arns. Nomes são escolhidos por meio de chamamento público, que define lista tríplice. Coordenador da Pastoral do Povo de Rua disse que fará troféu 'andar na carroça dos catadores'.

 

O padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo, venceu o 7º Prêmio Dom Paulo Evaristo Arns, premiação promovida pela Prefeitura de São Paulo desde 2014.

 

Ele recebeu um número recorde de indicações - 15.598 de um total de 16.643. O processo de escolha é feito por meio de um edital de chamamento público, com um formulário online aberto à sociedade civil.

 

Com base nas indicações, o Comitê Municipal de Educação em Direitos Humanos elege uma lista tríplice, que é enviada ao prefeito para a escolha final.

 

Ao G1, padre Júlio disse que estará presente na cerimônia de entrega, nesta sexta (11), e que fará o troféu "andar dentro das carroças dos catadores e junto às malocas da população de rua".

 

       Recebo com simplicidade, humildade, em nome de todos os moradores de rua, afirmando a dignidade da vida de todos, e repudiando toda forma de violência, de crueldade, de omissão em relação à essa população. Eu agradeço a todos que fizeram essa indicação. E, em nome de todos, especialmente dos moradores de rua, eu recebo esse troféu, que vou fazer andar dentro da carroça dos catadores e junto das malocados dos moradores de rua”, disse o padre.

 

Padre Júlio Lancellotti é conhecido por estar à frente de projetos de atendimento à população carente, em especial de pessoas em situação de rua.

 

Em outubro, ele recebeu uma ligação do Papa Francisco, que pediu para que ele não desanime e continue ao lado dos pobres.

 

Este ano, padre Júlio foi ameaçado ao menos duas vezes. Em janeiro, policiais teriam dito a três jovens moradores de rua que "a hora do Padre Júlio Lancelotti vai chegar", no Belenzinho, Zona Leste da cidade.

 

Em setembro, o religioso registrou um boletim de ocorrência por ameaça após ter sido xingado por um motoqueiro enquanto fazia trabalho de atendimento a moradores de rua no Centro da cidade.

 

Troféu

 

Ele receberá um troféu de autoria da artista plástica Tomie Ohtake, além de um certificado. A entrega ocorre na tarde desta sexta-feira (11) e faz parte da programação do Festival de Direitos Humanos.

 

O evento homenageia personalidades que se destacam na promoção da dignidade de todas as pessoas.

 

A cerimônia ocorrerá no auditório da Secretaria de Justiça do Estado, às 15h. Por conta da pandemia de coronavírus, será restrita a convidados e transmitida pelas redes sociais.

 

Dom Paulo Evaristo Arns

Dom Paulo Evaristo Arns foi arcebispo de São Paulo e cardeal nomeado pelo Papa Paulo VI, e ficou conhecido como o “Cardeal da Esperança” por denunciar os abusos do regime militar.

Nos anos 1970, Dom Paulo peregrinava de quartel em quartel, usando sua influência para libertar dezenas de presos políticos.

 

Confira os vencedores de todas as edições:

 

2014: Frei Betto

 

2015: Luiza Erundina

 

2016: Padre Jaime Crowe

 

2017: Mara Gabrilli

 

2018: Paulo Pedrini

 

2019: Margarida Bulhões Pedreira Genevois

 

2020: Padre Júlio Lancellotti

 

Festival de Direitos Humanos

 

O Festival é realizado anualmente, sempre na semana do Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de dezembro - de cada ano, e é composto por uma série de atividades formadoras e culturais visando a disseminação dos direitos humanos e da cultura de paz na cidade de São Paulo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário