sábado, 8 de maio de 2021

FREI JOSÉ NEMÉZIO É AGORA CIDADÃO PAULOAFONSINO

 

v

Por Junior Almeida

 

A Câmara de Vereadores do Município de Paulo Afonso, Estado da Bahia, aprovou o Projeto de Decreto Legislativo de número 2 de 2020, de autoria do vereador José Carlos Coelho, que concede o Título de Cidadão Pauloafonsino ao Frei José Nemézio Teixeira. Diz o texto:

 

A Câmara Municipal de Paulo Afonso, no uso de suas atribuições legais, aprova:

Art. 1° - Fica concedido o título de Cidadão Pauloafonsino ao Senhor José Nemézio Alves Teixeira Ferreira.

Art. 2° - As despesas decorrentes dos atos preparatórios para entrega do Título mencionado no Art. 1° correrão por conta das dotações orçamentárias da Câmara Municipal de Paulo Afonso.

Art. 3° - A entrega de Título dar-se-á em Sessão Solene desta Casa Legislativa, nos termos do que dispõe seu Regimento Interno.

Art. 4° - Este Projeto de Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 5º - Revogam-se as disposições em contrário.

Sala das Sessões, em 21 de janeiro de 2020.

 

Na proposição do parlamentar baiano, foi apresentada ao plenário daquela Casa Legislativa a biografia do religioso caeteense, a qual reproduzimos aqui. Vejam:

 

José Nemézio Alves Teixeira Ferreira nascido no dia 27 de dezembro de 1967, no hospital Dom Moura em Garanhuns - PE, filho de José Militão da Silva e Maria Josefa da Conceição. Iniciou seus estudos nas escolas primárias Joaquim Bernardo e Antônio Zacarias e concluiu a 4a série na escola São José do Sitio Campinho, onde seu irmão mais velho Manoel José foi regente e renomado educador.

 

Do quinto ano do fundamental ao ensino médio realizou seus estudos no Colégio Municipal Monsenhor José de Anchieta Callou, onde cursou Contabilidade, concluindo seus estudos em fevereiro de 1993 na cidade pernambucana de Caetés. Em 22 de novembro de 1997, conclui o curso de Filosofia no Instituto de Filosofia Dom Jaime Collins em Goiânia - GO com nota máxima, no dia 08 de dezembro do ano de 2001 termina o curso de Teologia no Seminário Arquidiocesano da Paraíba — Imaculada Conceição. Cola grau no dia 13 de dezembro de 2013 na faculdade Batista Brasileira localizada em Salvador e em 25 de março de 2014 é lhe conferido o diploma de Licenciatura em Filosofia, nesse mesmo ano recebe pela Faculdade Entre Rios do Piauí — FAERPI, o diploma de Bacharel em Teologia. Trajetória cristã:

 

Nascido em uma família religiosa, desde cedo alimentou através de seus pais, o carinho pelas "Coisas de Deus", na reza do terço da Virgem Santíssima no Sítio Macambira, na cidade de Caetés, e no oratório deixado pelos ancestrais da família, Nemézio e Virgílio. (Ainda hoje se conserva o velho oratório, o qual é visitado até os dias atuais). Sendo o mais novo dos 08 filhos, estava sempre no centro dos acontecimentos da família, logo encontrou espaço nas ideias de Dona Joana Quitéria, velha catequista e comadre de seus pais, como também de Israel Pereira, que assim como Moisés, foi um grande animador de sua vida missionária.

 

Em caetés, os párocos não tinham residência fixa, logo Nemézio se identificou com o pároco de são José da cidade de Capoeiras, onde começou a servir incumbido pelo zelo de Levita e as suas Santas Missões de Frei Damião quase anualmente. Assim, nasce entre José Nemézio e o Monsenhor Geraldo uma amizade de pai e filhos, a ponto de nos momentos de dificuldade da família, o referido padre ajudar em todos os aspectos. Concluído os estudos, volta para o seio de sua família e trabalha como Cooperador Educacional e professor de Ensino Religioso no Colégio Municipal José de Anchieta Callou, em Caetés-PE. Também professor no Colégio João de Assis Moreno, na cidade de São João-PE e na Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Capoeiras, Pernambuco. Recebeu o reconhecimento de aplausos da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, pela cooperação na cultura popular e Missa do Vaqueiro, emenda do deputado Feitosa. Com apresentação do Monsenhor Geraldo, é recebido na diocese de Eunápolis — BA, no Instituto Missionário Servos do Senhor, onde após a devida preparação, no dia 25 de janeiro de 2011, é ordenado Diácono. Em 03 de junho de 2011 é ordenado sacerdote, assumindo como administrador, a Paróquia São João Batista em Trancoso, terminado o tempo na paróquia Nossa Senhora Aparecida na cidade de Rabeia, onde no dia de seu aniversário, 27 de dezembro, recebe o titulo de cidadão numa solenidade com a participação dos vereadores, seu Bispo Dom José Santana e o povo de Deus.

 

É transferido para a cidade de Paulo Afonso — BA, paróquia Sagrada Família, em 18 de janeiro de 2015. Em 18 de janeiro de 2019 é aceito incardinado pelo Bispo Dom Guido Zendrom e o Clero da Diocese Nossa Senhora de Fátima.

 

*Foto: Frei José Nemézio e a cantora Elba Ramalho, em Trancoso, Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário