quarta-feira, 5 de maio de 2021

ASSISÃO COMPLETA 80 ANOS HOJE

 

Do Farol de Notícias

Há 80 anos nascia Francisco de Assis Nogueira, o revolucionário Assisão, o Rei do Forró. Nascido na Fazenda São Miguel, em Serra Talhada, terra do maestro João Paulino, o forrozeiro que um dia sonhou em ser roqueiro acabou se tornando uma das maiores referências da música popular brasileira ainda em atividade.

 

 

Assisão iniciou a carreira em 1962 ao lado dos primos João de Dande e Luiz de Dande, no trio pé de serra Azes do Baião. Na década de 1970 tornou-se conhecido nacionalmente. Entre seus maiores sucessos estão: Esquenta Moreninha, Pau nas Coisas, Forró Ferruado, Peixe Piaba, Fogueirinha e Pequenininha.

 

O forrozeiro é um fenômeno musical, com números que surpreendem aos mais desinformados, são mais de 800 músicas gravadas, mais de 60 discos, com mais de um milhão e meio de cópias vendidas ao longo da carreira. Em 1987, o serra-talhadense conseguiu vender mais 400 mil cópias de discos, um feito para uma época em que poucos nordestinos tinham uma radiola em casa. Essa vendagem recorde lhe valeu um disco de platina dado pela gravadora. Nesse mesmo ano ele foi eleito, através de voto popular, em consulta feita por uma jornal do estado da Paraíba, como o Rei do Forró, um titulo que carrega com orgulho e maestria.

 

Mas toda essa trajetória de sucesso poderia ter sido interrompida se o artista tivesse desistido da música quando acidentalmente sua mão foi atingida por  uma máquina que ele manuseava. O acidente ocorreu em uma cerâmica que ele possuía e que na ocasião acabou decepando parte dos dedos da mão esquerda. Mesmo sem poder tocar mais sanfona e outros instrumentos musicais, Assisão não parou de compor e de produzir a coisa que sempre amou e que continua amando, o Forró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário