sábado, 19 de fevereiro de 2022

CASA DAS 12 JANELAS É INAUGURADA EM CAPOEIRAS

 


Por Junior Almeida

 

Foi inaugurado na noite desta sexta-feira (18) o museu Casa das Doze Janelas, na Vila Maniçoba, em Capoeiras. O belo e aconchegante espaço cultural foi idealizado pelo professor/historiador Agostinho Jessé e suas primas, Karina Calado, Doutora em Literatura pela PUC-MG, e a jornalista Karolina de Almeida Calado a Karol, doutora em comunicação pela UFPE, tendo várias pessoas da família trabalhado com muita dedicação para que o quase centenário casarão fosse restaurado.

 


Segundo o blogueiro capoeirense Raimundo Lourenço,

 

José Ribeiro (construtor do imóvel), quando jovem, prometeu a sua namorada construir uma grande casa para morarem depois de casados, mas, por um dos desencontros da vida, o relacionamento chegou ao fim e ele acabou casando com outra moça.

 

Ainda de acordo com o Blog Capoeiras,

 

por ser uma construção grande para os padrões da época e, ter 12 janelas, com o passar do tempo passou a ser identificada pelos moradores como Casa das 12 janelas.

 


A data de inauguração foi escolhida especificamente para 18 de fevereiro por ser justamente esta a de nascimento, há 110 anos atrás, de José Ribeiro Jassé (foto acima), fundador da povoação e avô dos idealizadores do projeto.

 


No pequeno museu o visitante pode ter contato com o Nordeste rural do passado, através dos objetos expostos, como prensa de madeira para queijo de coalho, moinho de pedra, baús em couro, ferros a carvão, dentre outros. Destaque da exposição é o candelabro da cozinha, feito com a madeira da linha principal original da casa, bem como o piso, todo em tijolo quadrado, feito em barro, que está perto de completar um século de fabricado.

 

A Casa das Doze Janelas, como já foi dito, fica na Vila Maniçoba, uma das três vilas do município de Capoeiras e, onde moram atualmente aproximadamente trezentas pessoas. A povoação está localizada entre as cidades de São Bento do Una e Capoeiras. É cortada pela PE 193, sendo marco de divisa entre os dois municípios.

 


As pessoas que foram ontem à Maniçoba puderam assistir a primeira atração cultural do novo espaço, uma cantoria de viola e degustar comidas tipicamente nordestina, oferecidas pelos idealizadores do projeto. Na festa de ontem também estava previsto a apresentação do bom Reisado da Maniçoba, o que acabou não acontecendo por conta da enfermidade do Mestre Manoel Livino. Aos interessados em conhecer um pouco do passado do Nordeste, podemos dizer que vale muito à pena conhecer a Casa das Doze Janelas.

 

Contatos:

Agostinho Jessé: 87 9 9646-6622

Karina Calado: 87 9 9633-4677

Karolina Calado: 81 9 9666-3660.

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário