quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

CRIADO APLICATIVO DE APOIO À POPULAÇÃO LGBTI

 


Por Jorge Noronha

 

Ser um canal de denúncia de LGBTfobia aos órgãos competentes, facilitando a participação de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais (LGBTI) pernambucanos(as) no exercício da cidadania e contribuindo diretamente no registro e acompanhamento de tais violações de direitos humanos dessa população. Este é o principal objetivo do aplicativo RUGIDO.

 

Fruto do apoio e parceria com o Fundo Brasil de Direitos Humanos através do Projeto Tecer, resistir e enfrentar as LGBTfobias no interior pernambucano e também com a EQUIP – Escola de Formação Quilombo dos Palmares, o aplicativo de denúncias de LGBTfobia, RUGIDO nasce da necessidade de se ter um instrumento de apoio para denunciar violações de direitos humanos e também fornecer estatísticas confiáveis para reivindicação de políticas públicas para essa população.

 

A coordenação do aplicativo está a cargo do Movimento LGBT Leões do Norte e da Rede LGBT do Interior de Pernambuco, entidades que historicamente vêm monitorando as violações de direitos humanos da população LGBTI e realizando ações de controle social e Advocacia das políticas públicas LGBTI em âmbito municipal e estadual.

 

O Brasil é o país que mais mata LGBT no mundo. De acordo com levantamento do Grupo Gay da Bahia – GGB, no ano de 2019, foram registrados no país 329 mortes violentas no Brasil, sendo 297 homicídios e 32 suicídios.

 

Em Pernambuco, segundo relatório da Secretaria de Defesa Social – SDS (relatório nº 741/2020/GACE/SDS) no período compreendido entre janeiro de 2019 e junho de 2020, 2.871 LGBT foram vítimas de diversas formas de violência, com destaque para os homicídios. Segundo o [grupo] Leões do Norte, só em 2020, pelo menos 12 assassinatos de LGBT foram notificados em Pernambuco.

 

O lançamento do aplicativo acontecerá com atividades virtuais (lançamento de vídeo e lives) e divulgação em locais estratégicos e se constitui enquanto atividade da Rede LGBT do Interior de PE em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans (29/01), data historicamente celebrada para relembrar a luta da população de travestis e transexuais pelo direito à vida, à cidadania e à justiça equânime.

 

Serviço: Lançamento do aplicativo de denúncias de LGBTfobia RUGIDO.

Datas: 25 a 29/01/2021

Local: Redes Sociais

Responsável: Jorge Noronha

Telefone: (87) 98166.6029

E-mail: jorgenornha26@gmail.com

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário